segunda-feira, 14 de março de 2011

A RELAÇÃO DAS PALAVRAS COM AS ROUPAS


Palavras sozinhas no dicionário, não dizem absolutamente nada! Mas se há quem as use e quem as escute, então elas podem dizer algo. Comparativamente, roupas no guarda-roupa, nem embelezam e nem encantam ninguém!

Palavras são como roupas: podem ser longas; podem ser curtas; podem ser estampadas, coloridas; podem ser cinzentas; podem ser tradicionais, fashion... Seja como for, cada uma delas transmite uma mensagem peculiar, diferente.

Pegando o exemplo da roupa curta, e aplicando a palavra, podemos dizer que: pessoas que falam coisas imorais, indecentes, são pessoas que não são levadas a sério. São pessoas que até servem para se tirar uma casquinha, mas não são desejáveis para um casamento.

As palavras, assim como as roupas, sujam, rasgam, amassam, desbotam... Então, roupas sujas devem ser lavadas, roupas amassadas devem ser engomadas, roupas desbotadas devem ser tingidas...

Há os que gostam de andar sempre com roupas limpas, engomadas, cheirosas... E há os que não se importam de andar com roupas sujas, amassadas e fedorentas... Há os que só falam palavras limpas, e há os que não falam outra coisa que não sejam palavras sujas.

Ainda há os que usam roupas emprestadas, são pessoas que não falam nada de si mesmas, porque são imitadoras, meras repetidoras daquilo que as outras pessoas dizem. Também existe um tipo de pessoa que não sabe a roupa adequada para cada ocasião. São pessoas que falam coisas erradas, na hora errada – elas não sabem o momento adequado, nem o que falar.

De qual dos dois tipos é você?

Diz um velho ditado: “o mundo trata bem, quem se veste bem.” Portanto fale bem, se expresse bem... Os outros lhe tratarão bem.

Edson Carmo

2 comentários:

jair machado rodrigues disse...

Meu bom e querido amigo Edson, bem metafórico teu post, mas faz sentido...particularmente prefiro roupoas sem estampas, camisetas lisas, camisas que se poderiam chamar de caretas ( em função do trabalho), mas de uma coisa não abro mão, precisam estar limpas...Bom, já te falei noutro comentário, que tou num exercício, e continuo, e tenho colhido muito bons resultados, falar coisas boas, educadas, limpas, nos trazem de volta estas mesmas coisas boas.
ps. Como gosto muito de ler teus post, nem sempre comento, ás vezes por não ter nada a dizer, ás vezes por medo de dar algum fora, interpretar mal, pois existe muito respeito de minha parte para contigo.
ps.2 Um imenso abraço e continuemos na Luz Divina de Deus.

Edson Carmo disse...

Meu bom e querido amigo Jair,



Confio plenamente em Deus! Por isso, o que escrevo, deixo na responsabilidade Dele. Eu sei que o que escrevo, tem uma só causa, mas que pode desencadear muitos efeitos. Sei que o que estou falando é significante e só terá significado no encontro com o seu significador. Assim, tenho consciência de que o que estou escrevendo, não está dizendo o que quero, porque o que lê, vai receber, da maneira que ele bem entender.

Fico feliz pelo fato do seu entendimento lhe trazer crescimento, beneficiamento. É assim que percebo a intervenção de Deus.

Sou grato a Deus por seu amor, por seu carinho e respeito. Quero que saibas que conservo as mesmas coisas por você.

Um grande abraço meu bom amigo, sim, e continuemos na Luz Divina que é Deus.

Edson Carmo