quarta-feira, 30 de junho de 2010

UM EFICIENTE EXAME INTERIOR


Pessoas são recipientes. Assim, não há pessoas más, e sim o mal dentro das pessoas – e essa é a doença delas!

Quando o mal está dentro de uma pessoa, ele está lá para avaliar o hospedeiro e as outras pessoas do seu convívio. Perceba: Se uma pessoa “má” me ofende, então o mal está me pondo à prova. Posso ficar reprovado ou passar aprovado – isso dependerá da minha qualidade interior. Se minha qualidade interior for amor, manifestar-se-á o amor. Se for a violência, então manifestar-se-á a violência.

Insultos são como jatos de fogo, eles não podem explodir a água, mas podem explodir a pólvora. Se tal jato atingir a água, é certo que ele será apagado. Mas se tal jato atingir a pólvora, então haverá uma grande explosão.

O que há dentro de você? Será que há algo como a água – que é capaz de apagar o fogo? Ou será que há algo semelhante a pólvora – que apenas explode com o toque do fogo? O que há dentro de você? Violência ou amor? Você sabe o que há dentro de você?

Muitas vezes achamos que o que há dentro de nós é amor(saúde), mas quando somos colocados a prova, o que se manifesta, é violência(doença). Assim, se alguém nos testa, e com o teste descobrimos que temos doença, então nossa atitude deve ser de agradecimento à aquele que a revelou.

Edson Carmo

24 comentários:

Dark angel disse...

Obrigada, Edson, porque este post é mesmo no timming certo.
Concordo com o que diz, na íntegra, eu normalmente sou água, tudo o que vem na minha direcção eu acho que sei gerir. O problema é se atingem quem eu gosto, porque também me atingem a mim, aí acho tão injusto, que não consigo deixar de me enervar e ter maus pensamentos das pessoas. Nunca parto para a violência, não sou capaz. Mas fico de tal modo de pé atrás com a pessoa que não confio mais nela e começo a dar-lhe com a minha indiferença.
Não sei dizer "não" às pessoas se precisarem de mim. Seja quem for. Mas quando fico magoada volto as costas e não estendo a mão, a não ser que me peçam...
Sou fraca, eu sei, mas ainda não consegui melhorar este ponto. Hei-de lá chegar, com a ajuda do meu Melhor Amigo.
Beijo, amigo Edson.

Edson Carmo disse...

Querida amiga Dark Angel,

Tudo é semente, tudo que plantamos dá o seu fruto. Todo nosso fazer tem um eco, falamos A e ouvimos AAAA. Assim, se pensamos, o mesmo pensamento volta em nossa direção multiplicado. Se desprezamos, mais desprezo se voltará contra nós. Seja qual for a situação, devemos ter boa reação – tal reação trará novas ações nobre nós. Plante o bem e colha: o bem, bem, bem...Fale o bem e ouça: bem, bem, bem... Lembre-se: tudo que você fizer, seja o que for, voltará para você!

Obrigado por seu comentário...

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Dark angel disse...

Sim, Edson, eu sei que as nossas acções têm retorno, essa é a base onde assenta a minha vida. Mas há coisas... no que respeita a atingirem quem mais amo... Tenho. Tenho que melhorar....

Beijinho, e obrigada por tudo, Edson.

Eduardo Medeiros disse...

Gosto da figura do "recipiente" mas não creio que o mal seja uma entidade que vem de fora; ele habita o próprio ser, muitas vezes até, inconscientemente.

abração

She disse...

Oie! Bem discordo um pouco de vc nesse post quando diz que não existem pessoas más, pois saiba amigo que existem sim e, aos montes, e, às vezes, inclusive, vem fantasiado de um familiar... mas concordo qdo vc diz que somos testados o tempo todo, verdade, mas são nas respostas à esses testes que diferenciamos as pessoas más das boas... o mau ele é mau sem motivo, ele é apenas pelo prazer de ser o que é...
Beijo, beijo!
She

Edson Carmo disse...

Querida amiga Dark Angel,

Você tem razão: Podemos sempre melhorar.

Um beijão no coração!

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querido amigo Eduardo Medeiros,

Se você olhar para o texto direitinho, vai perceber que eu não disse que o mau vem de fora. Disse que ele está dentro do vasilhame... O mau é a ignorância! O conceito hebraico para trevas, para o mau, é ignorância. De fato há duas ignorâncias: uma conhecemos com o nome de “inocência”, e a outra, conhecemos com o nome de ingenuidade.

Existe a ignorância natural – a que nasce com o homem. E existe a ignorância adquirida – aquela que se estabelece com a cultura, o treinamento do meio. E é importante saber que a primeira não tem começo e a segunda tem - Mas ambas tem fim!

O fim das trevas é a chegada da luz, assim como o fim da ignorância acontece na chegada da sabedoria.

Obrigado pela sua colocação, pela sua colaboração...

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Minha linda amiga She,

Os textos não são para concordarmos ou descordarmos. Os textos são apenas ingredientes para nos provocar reflexões. São convites para um exame, uma investigação interior.

Obrigado por sua fundamental participação!

Um beijão do amigo,

Edson Carmo

She disse...

E acredite eu fiz mesmo essa investigação interior e adoro as suas mensagens sempre me fazem pensar...beijo, beijo! ;)
She

Edson Carmo disse...

Muito bom She! É isso aí! Obrigado!

Um beijo do amigo,

Edson Carmo

Lumena Oliveira disse...

Existem pessoas más???

Quero transmitir o que vai na minha alma. Com espiritualidade e com experiência de haver pessoas maravilhosas, sou levada a dizer que existem apenas pessoas boas, e que a maldade somente entra dentro delas, como uma doença. Isto porque, todos temos potencial para que possa emergir, para esvaziar a maldade do recipiente.
É desta reflexão que produz aquilo que o mundo tanto precisa, de Amor e acreditar que na verdade é fácil amar quem nos ama, e possível amar mesmo quem não nos ama.
O amor genuíno é aquele que colhemos, sem nos perguntarmos o que vamos colher, porque humildemente plantamos a nossa semente e a regamos com alma e coração.
Amor é sempre Amor para a bondade, para a compaixão.

Lumena

Edinelson Lopes disse...

Graça e Paz

Concordo com a idéia de que pessoas más ou boas são instrumentos de edificação para nossas vidas. E, sim, é verdade, ser ou não aprovado é de responsabilidade inteiramente nossa, se alguém nos faz mal, está lá para isso, compete a nós passarmos no teste, não há desculpas!

Edson, obrigado pela visita, estamos com uma publicação nova e bastante séria "Meu povo MATA por falta de conhecimento..." espero que seja edificante!

Abraço, estamos juntos sempre!

Edson Carmo disse...

Querida amiga Lumena,

Lindo, poético o seu comentário!

Obrigado!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querida amigo Edinelson Lopes,

Graça e Paz!

Bela explanação!

Obrigado por sua visita, pelo seu comentário e pelo convite!

Abraço, estamos juntos sempre!
Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Falando de Saberes disse...

NOSSA! SEU BLOG É MUITO BOM. ADOREI CONHECER! É MUITO RICO. CONCORDO COM ESSA REFLEXÃO...QUE POSSAMOS PLANTAR BOAS SEMENTES.
VISITE-ME TB. UM ABRAÇO

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Muito bem exposta a tua opinião, e concordo com o teu pensamento. A metáfora usada, água e pólvora, faz todo o sentido, e de facto nossas acções são uma consequência do que somos por dentro.

Mas isso não é algo que se possa melhorar, caso necessite? Me diz tua opinião, Edson.

Abraços cordiais e bom sábado.

Edson Carmo disse...

Querida amiga do blog Falando de Saberes,

Obrigado por seu comentário. Visitei seu blog e estou seguindo, muito bom!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querido amigo Hakime,

Como são boas, as suas abordágens!

Sim, tudo pode ser melhorado! Até a pólvora pode proporcionar alegria, se for usada como fogos de artifício! Mas isso depende de quem a manipula!

Obrigado pelo comentário e sua participação!

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

De nada, amigo; muito obrigado pelas respostas sempre completas e atenciosas, espero o próximo texto teu.

Abraços cordiais.

Lumena Oliveira disse...

Olá amigo Edson Carmo,

Tenho uma surpresa para ti. Vai ao meu espaço dar uma olhada!

Grata,
Lumena

ressoante disse...

Caro amigo Edson, de todos os blogs que já visitei, o seu é, sem dúvida, o que mais universalidade traz nos seus posts/conselhos, com analogias sempre brilhantes! Tem o dom da Palavra. Consegue sempre explicar tão bem, de maneira tão harmoniosa, geral, isenta, clara e verdadeira o comportamento humano que me deixa "assustado"! É uma mais valia, continue assim por favor!

Mais uma coisa, tenho um desafio a lançar-lhe, quando poder "espreite" o meu blog e veja ;) um abraço e que Deus o abençoe!

Edson Carmo disse...

Abraços cordiais, querido amigo Hakime!

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Olá querida amiga LUmeNA!

Vou conferir! Desde já, muito obrigado!

Abraços do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Querido amigo Ernesto Dias,

São generosas as sua palavras. Obrigado pelo apoio!

Aceito sim o desafio. O próximo post será dedicado a ele.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo