terça-feira, 9 de março de 2010

O AMOR NÃO É UM FAZER, MAS UM ESTADO DE SER


Muitos acham o amor encantador. Por isso, muitos querem amar. Mas amor não é questão de fazer, amor é questão de ser. O sol não quer estar luminoso, ele é luminoso! Não é questão de querer fazer, é questão de ser – o sol não tem escolha! Na verdade o sol não está fazendo absolutamente nada; esquentar e iluminar não são trabalhos para ele, não é um esforço. Mas se o sol tentasse fazer alguma coisa, talvez ele se apagaria e todos morreriam.

Há um princípio que deve ser considerado! Todo esforço pede repouso. Toda ação pede compensação. Ninguém pode trabalhar 48 horas sem parar. É por isso que as pessoas começam “amando” e terminam odiando! Começam animadas e do meio para o fim se tornam desanimadas, desinteressadas. Por que isso acontece? Ora, isso acontece porque seu amor é um esforço, é um fazer, e não um estado de ser. Não é uma coisas real, mas um ato laboral. Todo esforço exige o seu oposto – o repouso. Quem está se esforçando, um dia acaba cansando – e então tem de parar.

Lembre-se: O amor é como a respiração. Você está respirando desde o seu nascimento. Você dorme; você acorda; você trabalha; você descansa e a respiração está sempre aí. O seu respirar não é um esforço, não é algo que você esteja fazendo, simplesmente está acontecendo. Portanto abandone o fazer, deixe simplesmente o amor acontecer. Ele está aí, ele quer fluir.

Edson Carmo

14 comentários:

Lumena Oliveira disse...

Bonito texto!

Sim, o amor é uma questão de ser. O amor é um estado de alma aberta, um sentimento que renasce continuamente, purificando, sublimando e espiritualizando todos os seres. É uma porta aberta onde tudo é luz.

Abraços,
Lumena

Edson Carmo disse...

Minha amiga Lumena,

Bonito comentário. É isso aí: O amor é a vida renovando-se a cada unidade indivisível da eternidade.

Obrigado pelo comentário!

Um grande abraço,

Edson Carmo

Denise disse...

lindo!
cada vinda a seu blog uma surpresa maravilhosa! muitos estao a procura de noivos e casamentos felizes! procuram tanto pelo amor que quando ele esta ai puro e verdadeiro, simplismente nao enchergamos!!
ameii!!... paz do senhor!!

João Simões disse...

Mais um grande post, não me para de surpreender!

She disse...

Oi meu querido!
Adoro a forma que vc coloca as palavras e achei bem interessante a comparação com o sol, é tão verdadeiro!
Mas também é tão complexo, tão difícil porque é preciso que seja uma via de mão dupla e é nesse ponto que tudo se complica, mas tenho esperança e sei que a minha hora vai chegar, pois sobrevivi ao tropeção de um encontro ruim, numa relação mentirosa, no caminho de minha existência.
E vamos que vamos que atrás vem gente! (rs)
Bjo, bjo!

Edson Carmo disse...

ÔÔÔ Denise, muito obrigado!

Sinceramente eu espero isso, que cada visita desfrute de algo maravilhoso.

Amei suas palavras, sua visita... Paz do Senhor!!
Receba um abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Meu amigo João Simões,

Que responsabilidade a minha eim? Tentarei!

Um abraço do amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Sheila minha querida,

Não há complicação! Acredite! Só se conhece o amor ao encontrar o Amado. Mas o que as pessoas estão procurando? Será que é o Amado? Observe! Não procure mais o que estava procurando antes – seja lá o que for – e o Amado se revelará a ti.

Sei que vai dar tudo certo. Você merece, é seu direito inato...

Receba meu abraço mais afetuoso,

Edson Carmo

Adh2BS disse...

Essencial. O amor é um sentimento que não se escolhe, nem se qualifica. Está presente em todos nós, infelizes aqueles que se afastam desse sentimento... O amor está no olhar interessado quando apreciamos a natureza, na compaixão por aqueles que sofrem, na paixão pela pessoa companheira pra vida, na amizade, nas relações familiares... São múltiplas as suas formas; a suprema é o amor que devotamos a Deus e que Ele derrama incondicionalmente sobre todos nós e que contém todas as lições que precisamos levar pra vida.
Grande abraço,
Adh

Sandra Gonçalves disse...

Fui ao blog da graça, e ela elogia teu blog e com razão.
Lindo texto. E concordo com vc, o amor tem que acontecer naturalmente assim como a respiração.
Mas as vezes dói tanto.
Bjos e estou seguindo.

Edson Carmo disse...

Querido amigo Adhemar,

O amor não é um sentimento porque um sentimento é uma reação a uma palavra, a uma visão, a um toque, a um pensamento... Sentimento é reação aos sentidos, é reação dos sentidos. Mas, quando se é amoroso, quando o amor está presente, independente do que acontece se ama. O amor é sentido, mas ele não é o sentimento. O amor de fato é uma qualidade do ser, um estado de espírito.

Obrigado pela sua participação. Recebe um abração do seu amigo,

Edson Carmo

Edson Carmo disse...

Minha querida amiga Sandra Botelho,

A Graça é uma grande pessoa, uma maravilhosa pessoa...

Se você anda por lá – no blog dela – é porque tem a mesma qualidade, porque semelhantes atraem semelhantes.

Espero que meu espaço agrade sua qualidade interior, sempre.

Sim, o amor dói, e é exatamente por isso que é amor.

Tens algum blog que eu possa acompanhar?

Obrigado e beijos do amigo,

Edson Carmo

Mel Redi disse...

Olá!! Edson, adorei seu blog! Grande abraço, Mel

Edson Carmo disse...

Olá Mel,

Que prazer tê-la aqui!!!

Volte sempre, fico mais feliz por você ter gostado do meu espaço...

Abraços do seu amigo,

Edson Carmo