sábado, 12 de setembro de 2009

SOBRE ALTA E BAIXA ESTIMA


Eu sou a questão e as estimas são as notas. Segundo eu mesmo, o que está abaixo ou acima de mim não é de mim, não sou eu! Como eu posso estar abaixo de mim ou acima de mim? Se há um ente acima ou abaixo de mim, este não sou eu, porque estou acima ou abaixo dele! Ora, Baixa e Alta estima são reflexos do passado ou do futuro. Eu sou a entidade que vive no aqui e agora. Alta e Baixa estima são dois aspectos de um mesmo fenômeno, sendo que a Alta estima é a polaridade superior e a Baixa estima a inferior. Quero colocar assim: que Baixa e Alta estima é um desequilíbrio – uma descentralização do verdadeiro ser. Se assim não for, os nomes devem ser trocados.

Edson Carmo

5 comentários:

Lumenamena disse...

Edson Carmo

O "eu" será o corpo que temos?
Será o conjunto das várias partes que compõem o organismo?
Então, onde estará essa entidade, essa unidade? Se não parece ser o corpo, poderá ser aquilo a que chamamos mente?
Existe algo de permanente nas nossas mentes que, depois de tudo o resto desaparecer, se mantenha intacto e fiel à sua essência?

Um bem haja,
Lumenamena

Edson Carmo disse...

“O "eu" será o corpo que temos?”

Nosso corpo é um mecanismo de luxo, que pode ser usado pelo Eu ou pelo Ego. Através do nosso corpo, ambos – Eu e Ego – podem olhar, falar, tocar... Se o Ego sair do controle do corpo, manifesta-se a saúde (bons olhares, boas palavras, carícias...). Se o Eu sair do controle, então o que se manifesta é a doença (maus olhares, palavras violentas, socos...). Se a doença sai, o corpo fica são. Se a doença fica, o corpo não gozará da saúde? Aqui eu estou tomando a palavra Eu como criação original e Ego como perversão social.

“Será o conjunto das várias partes que compõem o organismo?”

As peças de um carro juntas, cada uma em seu devido lugar, é um carro. Mas, um pneu separado do carro, é apenas um pneu.

“Então, onde estará essa entidade, essa unidade?”

Esta entidade está em algum lugar dentro do barro; este fôlego de vida pode estar na cabeça, talvez esteja nos pulmões, no coração, talvez no umbigo. O lugar não é o ponto, ele não importa, o importante é que está no barro. A pintura original de uma parede está lá, muitas pinturas estão sobre ela, mas em algum lugar na parede ela está, não sairá.

“Se não parece ser o corpo, poderá ser aquilo a que chamamos mente?”

A mente é a parte invisível do corpo e o corpo a parte visível da mente. ambos tem de ser transcendidos para que se chegue a essência original.

“Existe algo de permanente nas nossas mentes que, depois de tudo o resto desaparecer, se mantenha intacto e fiel à sua essência?”

A natureza da mente é exatamente a não permanência, e só podemos ser fiel a nossa essência na ausência dela. Mente é passado e futuro, nossa essência está na sutileza do aqui e agora. A mente é utilitária, precisamos dela para muitas coisas, mas só podemos nos conhecer na ausência dela. Quando sua mente estiver totalmente silenciada aí estará você.

Um bem haja,

Edson Carmo

Lumenamena disse...

"Quando sua mente estiver totalmente silenciada aí estará você."

Usando a meditação, estarei na clareza interior, a iluminação.

Grata,
Lumenamena

Edson Carmo disse...

É isso aí Lumena!

Jesus disse: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação". Esta é apenas outra forma de dizer “meditai = Medicina e tratai = Cura, para não cairdes nas trevas = Morte”.

Eu também lhe estou grato,

Edson Carmo

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]La mejor web sobre ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como fue de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]