domingo, 4 de janeiro de 2009

ENTENDIMENTO

Não pense que você pode criar a felicidade. Você não pode criar o que já existe. A felicidade existe e está acontecendo agora. Se você não está molhado por ela, é porque você está si protegendo dela – está coberto por uma capa como as de chuva. Lembre-se: A felicidade não acontece de vez em quanto, você é quem se expõe a ela de vez em quanto – quando por um momento se esquece do medo. Abandone o medo, na vida, tudo é arriscado. Tudo é um risco, até o não fazer nada, porque não fazer nada, é perder o sentido de estar aqui.

Edson Carmo

A mente só tem dois momentos. O momento de clareza e o momento de escuridão. Quando o momento for de escuridão, espere um pouco, não faça nada! A escuridão cega à mente, tudo fica escuro e você não pode ver nada. As serpentes estão aí, mas você não pode ver nada. O abismo está aí e você não pode ver nada... É como se nada existisse. Mas se você pensar que estas coisas não existem, não estão presentes, então você estará chegando a uma conclusão precipitada, errada. Quando a noite estiver presente, lembre-se: O dia chegará. Depois da noite sempre vem o dia. E é a claridade do dia que permite que você veja tudo o que está ao seu redor. Quando você puder ver, nada poderá se esconder de você.

Edson Carmo

Entenda isso: Existem coisas que você tem de verdade e coisas que você tem de mentira. As de mentira um dia serão tiradas de você, portanto não si apegue a elas! Quando você si apega ao que não é seu, você perde o que é seu de verdade – você perde a sua própria vida. Então lembre-se: Aquilo que pode ser tirado de você não vale a pena se apegar, mas aquilo que não há como ser tirado de você, que não pode ser levado, este sim é o seu tesouro e vale a pena unificar.

Edson Carmo

Vivemos o tempo todo ouvindo a palavra “NÃO”. É como se tudo fosse negativo; é como se tudo estivesse errado. Por que é assim? Porque as pessoas gostam de si sentirem poderosas. Ora, quando uma pessoa diz “NÃO”, ela si sente alguém – alguém que tem poder e autoridade. Mas o que acontece com a pessoa que ouve o “NÃO”? Simplesmente ela recebe uma excitação, e o seu ser fica desejoso. Você tem de usar o “sim”, ele é verdadeiramente poderoso. Diga não a uma pessoa e ela fará exatamente o que você a proibiu. Se eu disser a você: “Não pense na sua mãe”, é certo que antes que eu termine a frase você já pensou. Esta é a sua natureza. Então eu te digo faça a própria pessoa dizer “NÃO” para si. Está é a única forma eficiente de impedir que seja feito àquilo que não está certo. Observe todos os segmentos da vida e você perceberá que as pessoas regularmente dizem “NÃO”, porque com o "NÃO" a pessoa sente sua autoridade - é alguém, tem poder para dizer não. Dizer "Sim” faz com que as pessoas si sintam fracas, inferiores; faz com que a pessoa si sinta subordinada de alguém, um ninguém. Mas “sim” é positivo e ”NÃO” é negativo. Pense nisso!

Edson Carmo

Não pense que as coisas têm em si algum valor! Que valor tem um cobertor ao meio dia no Saara? Que valor tem a água quando você está si afogando? Quando você está submerso e sem fôlego, há um desejo desesperado de emergir, tudo que você quer é si separar da água! Ora, o valor não está nas coisas, e sim em você, na sua necessidade – e é você quem dá valor ou não as coisas. Há coisas essenciais, mas também há coisas banais. Quando estiver diante das coisas, não as valorize e nem as desvalorize. Quando você estiver com alguma coisa, use-a, quando não estiver, desfrute da liberdade. Quando estiver com fome, use a comida. Quando estiver de barriga cheia desfrute da liberdade de não estar com fome. Isso tem sua própria beleza. Se tiver uma mansão para viver, desfrute-a! Se não tiver, desfrute da sua casa, se você quiser, ela pode ter o valor de um palácio. O valor as coisas quem dá é você, e o desfrutar é o seu contentamento. Não si apegue a nada, viva! Quando estiver ao ar livre, não perca as árvores, as flores, os pássaros, o sol... E quando estiver em uma mansão, curta o mármore, a decoração... Desfrute onde estiver e não possua nada. Nada nos pertence. Viemos ao mundo com as mãos vazias e com as mãos vazias sairemos dele.

Edson Carmo

Nenhum comentário: