domingo, 16 de novembro de 2008

UMA PEQUENA ABORDAGEM SOBRE O TEMPO


O tempo, nos moldes em que você fala, é apenas uma esquizofrenia da mente humana moderna... Nenhum animal na natureza está pré-ocupado com o tempo, exceto o homem. A mente humana criou muitas coisas destrutivas, isso porque ela identificou-se com Darwin e não com o Príncipe Kropotkin.

Você me pergunta: “O que eu faço com o TEMPO??”, Ao que te respondo: “A ele nada você pode fazer”, mas você certamente está fazendo algo no mecanismo central da sua mente.

O tempo não pode ser monstro, porque ele nem é mau e nem bom. Ele não demora a passar, a ansiedade humana é quem tem pressa. O tempo não sara feridas, as feridas são que levam tempo para sararem, e a cicatrização depende muito mais de cuidados do que do tempo. Lembre-se: O aprendizado não é para quem relaciona-se com o tempo, mas para quem se relaciona com a busca.

Experimente; não se condene, não existe aprendizado sem erros – erros e acertos são polaridades opostas que juntas vão lhe mostrar o ponto central, o equilíbrio.

Não reprima o extraordinário e nem o simples, mas entenda que o extraordinário acontece como o relâmpago e o simples é duradouro. O passageiro é um sonho e o simples é a vida. Então, acorde do sonho, desperte... não viva de expectativas – isso cria frustração. Viva de conseqüência, sabendo que o que você planta, você colhe – está é uma das leis imutáveis e mais básica da existência.

Por fim, largue esta estória de passado e de futuro, a vida é agora. O passado é um defunto e o futuro ainda não nasceu – quem fala de passado e futuro, de verdade, está falando de quê?

O tempo não da sentido a vida, é você quem tem de dar...

Edson Carmo

Nenhum comentário: