sábado, 8 de novembro de 2008

O MAL É A AUSÊNCIA DE DEUS


Fui questionado ontem por duas pessoas sobre as coisas que existem e as que não existem e lhes expliquei: “Existem coisas que não existem embora acreditem que sim...”

Seguem dois exemplos:

1º O frio não existe. De acordo com as leis da física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor a energia, não o frio. O frio não existe, criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor, a energia.

2º A escuridão também não existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Da mesma forma podemos dizer que o mal não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos exemplos acima, um termo que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal, o mal resulta do fato de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

Edson Carmo

Nenhum comentário: